Localização Geográfica 

O município de Guarulhos integra a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Seu território possui cerca de 320 quilômetros quadrados de extensão e tem como municípios limítrofes Mairiporã e Nazaré Paulista (a Norte), Santa Isabel (à Nordeste), Arujá (à Leste), Itaquaquecetuba (à Sudeste) e São Paulo (ao Sul e Oeste), cujo centro está a apenas 17 quilômetros do município de Guarulhos. 

Figura 1.png
figura 2.png

Localização do município de Guarulhos no estado de São Paulo, na RMSP e seus municípios limítrofes.

Possui a 2ª maior população do estado de São Paulo e a 13º maior do Brasil, com cerca de 1.392.121 habitantes de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em julho de 2020. Toda essa população está distribuída em 47 bairros que são subdivididos em 524 loteamentos regularizados junto à Prefeitura.

Mapa de bairros de Guarulhos 

O Trópico em Guarulhos

O termo trópico vem do grego e significa “volta”. Do ponto de vista geográfico, corresponde às linhas imaginárias que circundam o globo terrestre em duas posições de latitudes simétricas: o Trópico de Câncer no Hemisfério Norte e o Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul.

Tropico caprica.png

Localização do Brasil e de Guarulhos nos trópicos.

O município de Guarulhos está situado entre os paralelos 23º16’23" e 23º30’33" de latitude sul, e entre os meridianos 46º20’06" e 46º34’39" de longitude oeste. Esta localização encontra-se na latitude do Trópico de Capricórnio – 23º27’ de latitude sul, cruzando na altura do quilômetro 215 da Rodovia Presidente Dutra e também diversos bairros de Guarulhos relacionados na tabela abaixo: 


 

tabela%201_edited.jpg

Localização do trópico de Capricórnio nos bairros de Guarulhos

O Trópico cruza a Zona Norte da Capital paulista, segue em direção ao interior do estado de São Paulo, passa pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e países como Paraguai, Argentina, Chile (América do Sul), Namíbia, Botsuana, África do Sul, Moçambique e Madagascar (África) e Austrália (Oceania).

FIGURA 4.png

A Hidrografia Guarulhense

Guarulhos está inserida em duas importantes bacias hidrográficas do estado de São Paulo: Alto Tietê (81%) e Paraíba do Sul (19%). Possui uma rica rede de cursos d’água, composta por rios, córregos, ribeirões e lagoas, especialmente na porção norte do município, onde é possível encontrar diversas nascentes protegidas por uma abundante e densa vegetação de Mata Atlântica.

hidografia.jpg

Os principais rios do município são o rio Tietê, Cabuçu de Cima e Baquirivu-Guaçu.

O Rio Tietê tem sua nascente em Salesópolis e corta a porção sul de Guarulhos, perfazendo o limite com o município de São Paulo.
 

Rio Tiet_.jpg
Rio Cabu_u.jpg

O rio Cabuçu de Cima é o único com a nascente dentro do Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu - Guarulhos. De lá, segue no sentido sul passando pelos bairros do Cabuçu, Vila Galvão e Itapegica, até desaguar no rio Tietê no bairro Ponte Grande, perfazendo o limite oeste de Guarulhos com o município de São Paulo.

O rio Baquirivu-Guaçu, cuja nascente localiza-se no município de Arujá, entra pela porção leste no bairro Sadokin, atravessa o município  e contorna a área do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, até desaguar no Rio Tietê, no bairro de Cumbica.

Rio_baquirivu.jpg